sábado, 4 de outubro de 2008

Um mineiro poeta, chamado Ronaldo.

Era uma vez um contador de histórias.Sim, contador de histórias.
Foi assim que o mineiro Ronaldo Fraga definiu seu trabalho como estilista ; ´´ quando crio uma coleção, crio também uma história, e cada elemento se completa...``
Ronaldo Fraga, faz parte de uma geração de estilistas tidos como vangurdistas dentro da moda brasileira.Recentemente foi lançado pelo Cosac & Naif uma biografia de sua vida e trabalho.
Seu trabalho é conceitual, artesanal e rico, muito rico.No seu trabalho diário ele abre espaço, por exemplo, para as bordadeiras do Nordeste; ´´ é uma via de mão dupla, uma forma destas pessoas talentosas poderem divulgar seu trabalho``, e mais ´´ reforçam-se as relações humanas conseguindo um produto eficiente``.


Ronaldo comentou também sobre um assunto que se têm comentado muito no mundinho: a identidade da Moda Brasileira.Para ele, a grande força da nossa moda está concentrada nos trabalhos artesanais, de raíz.




Sua última coleção foi baseada na história e situação atual do rio São Francisco,tudo muito pensado, incrível como cada elemento, cada costura e objeto se entrelam numa trama alivanhada por um trabalho baseado em pesquisas e muita leitura e observação.
Na hora das perguntas, perguntei a ele sobre essas holdings entrando no Brasil e comprando marcas menores.Perguntei se ele pretendia vender sua marca e o que achava disso.Ele me repondeu dizendo que ele ´´perderia toda essência da marca, qualquer um poderia entrar e fazer o que bem entendesse. A marca perderia sua essência criativa. Não, eu não venderia.``.



´´ Um bom estilista deve sempre observar as pessoas, e principalmente o tempo em que vivemos`` .