quarta-feira, 30 de julho de 2008

O Mestre do Corte. parte I

Vai entender né?Esses dias eu estava vendo um documentário sobre a trajetória do Giorgio Armani.É tipo um conto de fadas gay;brincadeira.
Antes de se decidir realmente a entrar na carreira de estilista, o italiano tentou seguir carreira de médico e depois teve uma frustrada experiência no exército Italiano.

Aquela famosa história;desde criança fazia roupa para as bonecas da irmã,desenhava muito bem e teve uma educação refinada.

Seus ídolos eram grandes estrelas do cinema,mas o que ele mesmo gostava era das roupas que os mesmos usavam.

Quando conheceu seu companheiro, o arquiteto Gaglioti,ficou entusiasmado, e descobriu por incentivo deste, que realmente devia seguir carreira de estilista.

Daí pra frente,fizeram uma grande parceria não só no amor;montaram uma pequena empresa com 6 funcionários,faziam as próprias roupas o marketing da marca e uma grande divulgação em lojas de Nova Iorque.

Armani ficou conhecido como o estilista dos ternos e blazeres( masculinos e femininos)mais impecáveis, desde o corte passando pelo tecido e claro, o acabamento.
Conquistaram os red carpets do mundo inteiro e pronto; a fama tava feita.

Quando seu companheiro Gaglioti, morreu de Aids, Armani pensou em desistir da carreira,mas sua determinação falou mais alto; assumiu os negócios e tornou-se também um empresário da Moda.

O que mais me encanta( e me intriga)é que o Armani, é um dos únicos estilistas do MUNDO que ainda sobrevivem no mercado sem pertencer a nenhuma holding; ele sozinho consegue vender tanto quanto a Louis Vuitton,Chanel,Valentino e por ai vai.Pra vocês terem uma idéia, ele é concorrente do LVMH(Louis Vuitton Moët Henessy)o Grupo Gucci e a Maison Lanvin,esse cara vende pencas!

E reparem nas fotos da nova campanha dele, tem um ar mezzo gay,né?

Esperto que é,deve ter percebido que esse grupo representa uma boa parte das vendas de muitas grifes.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Be what you want!

É isso mesmo, pode ser o quiser; fashionista, blogueiro hype, editor de moda e por aí vai. A moda da qual me refiro é a dos sites(grandes sites) que disponibilizam para os blogueiros e aspirantes a editores, a chance de ter seus 15 minutos de fashionista.


No site do SPFW por exemplo, você pode fazer seu cadastro e postar o que quiser(eu já fiz o meu u.u)- O QUE QUISER- e quando você completa 5.000 postagens você se torna um Editor de Moda Oficial.Parece sonho, mas não é.



Ainda na moda do ´´ seja hype por alguns minutos`` têm o site da Adidas em parceria com a Diesel, onde você comenta e posta fotos usando as roupas da marcas e soltando a criatividade: ´´ são maneiras originais de perder tempo com sucesso``,como definiu bem o site da Adidas/Diesel.


Hoje em dia, com a explosão da blogsfera dominando geral- de pin ups a peças de carro- todo mundo pode falar e ser o que quiser de diversas maneiras.Eu já sou adepto à pseudo editor e aspirante a estilista:perda de tempo ou não, é sempre bom levar a sério, não acham?

terça-feira, 22 de julho de 2008

Frase icônica dos anos 70 ainda faz muito sentido:por uma moda mais feminina e sensível.


Parece que a Moda têm insistido mesmo em re(tornar) o amor uma grande tendência; no desfile feminino de Alexandre Herchcovitch,babados, e muita inspiração no século XVIII, proporcionaram aos vestidos rígidos com influência militar uma delicada e antagônica imagem feminina.A repercurssão maior deu-se pela crítica do jornalista Alcino Leite Neto,da Folha de São Paulo;´´...em tempos de tantos conflitos, de tanto horror, pregar a coexistência e a miscigenação de culturas é uma atitude muito bacana." A influência Rococó também apareceu de cara´´ nova`` no desfle de Samule Cirnansck; mulheres com cabelos empoados,vestidos cockteil jovens e suntuosos e muito,muito romantismo fresh.
Ainda nesta temporada Karen Fuke na Triton equlibrou uma imagem rock e quase teenanger com muitas borboletas na passarela.
Já Miuccia Prada, surpreendeu na temporada passada com suas mulheres femininas e righ-tech, provando de maneira mai que criativa que para ser femmale, não precisam as mulheres de babados,rosas,e romantismo last seaon.



A sensação que esses desfiles me passam é de uma busca pela paz, uma busca da qual a moda nem sempre se faz conivente,visto que a mesma ´´não é muito adepta da causas políticas``, como disse Vivian Whiteman em sua coluna para Folha de S.Paulo.

Em meio a tantos conflitos, guerras e monóxidos de carbono a Moda mais uma vez insiste em detectar um desejo comum; sejam nas roupas-políticas, protestantes- de Alexandre ou nos tecidos mais que modernos de Miuccia, e coincidentemente ou não,quando a maoir tendência do mundinho fashion vem à tona com seu antigo slogan,que ainda faz muito sentido: FAÇA AMOR,NÃO FAÇA GUERRA.

domingo, 20 de julho de 2008

Coelhinha Fashion





Com mais de 10 anos de anos de carreira e com muita estrada ainda pela frente, Raquel Zimmerman, a übermodel numero 1, fez um ensaio inédito para a Hercules Magazine de Barcelona encarnando a coelhinha da Playboy. Inspirado na imagem decadente(mas com muuuito glamour) da revista que se tornou ícone no mundo inteiro, o ensaio traz sexo,orgia,glamour e estilo, que por sua vez,são transformados em belas imagens de Moda nas fotografias de Paola Kudacki.


Ah! se Playboy fosse realemente assim,ia ter fashionista se atracando pelas bancas...u.u

Nessa primeira foto um vestido D Saquared e na segunda,meia calça e sandálias Prada.

A primeira dessa dupla é um vestido Dior e a segunda,um cockteil da Azzaro

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Deixe tudo pra trás e vem ouvir/ver o novo clipe do cansei.

Gentsiiiii dia 25 de julho chega nas lojas e no site da Sub Pop, o novo cd do cansei.O Cd se chama Donkey(do inglês burro) e pode ser- ou não ,como eles mesmos disseram- uma indireta para o ex-empresário da banda.

Sobre o novo selo da banda,o Sub Pop, Ana Rezenda, guitarrista e tecladista da banda disse;"gostamos de trabalhar com o selo, pois eles respeitam as vontades da banda e não interferem no trabalho de seus contratados. Sempre trabalhamos sozinhos e eles nunca foram ao estúdio ver como trabalhávamos, tanto é que enviamos o disco finalizado ao selo. Há um ambiente muito bom, pois respeitam o espaço criativo das bandas... ``

Depois da Turnê pela Europa agora vêm a turnê do Donkey...tomara que eles dêem uma passadinha por aqui,pra gente matar a saudade;u.u

vejam ai o clipe; têm eletrônico com pop, a voz da luiza( a gente adora ela-Y-) e claro, as dancinhas de sempre.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mesmo com a forte tendência dos anos 70 dominando as passarelas,quem aposta nos anos 80 ainda consegue ótimos resultados, e vendas é claro!

Há algumas temporadas que não vemos uma tendência tão forte quanto a dos 70's;tanto aqui no Brasil, quanto no Hemisfério Norte, mas o que se percebe é que ainda tem muita gente que aposta nos 80 como ´´inspiração``principal das coleções.


Recentemente no desfile da Chanel, reinaram os simétricos em tons que vão do branco ao preto e muitos-Muitos- tons de cinza; construções aparentemente assimétricas,volume nos ombros e shape mais justo do quadril pra baixo. ´´Ampulheta``,´´ X``, T,Y,Z e..Angel!Sim angel, principal conotação oitentista que apareceu tanto no desfile da Chanel, como no de André Lima na última Fashion Week;segundo a Maria Prata, essa inspiração (ou cópia, porque não?)veio do frasco do perfume Angel de Thierry Mügler,estilista ícone da década de 80.






Ainda que a referência não venha com esse tal ´´toque de anjo``, aparece muito nas calças skinny e cigarrete(tanto para homens quanto para as mulheres), que representam um número de vendas absurdo e que as brasileiras e o resto do mundo associaram/assimilaram de maneira muito rápida;emagrce algumas,alonga outras, e conseguem deixar umas bem elegantes.



Também são recorrentes as listras de todos os tipos(como as que apareceram no desfile da TNG e em alguns vestido longos-e curtos- no desfile da ellus);aparecem também,agora de forma mais´cool` e fresh, as cores flúor e primárias( os lindos vestidos de renda da 2nd floor,Lino Vilaventura e Cavalera com todos os tons de verde do mundo,rs) e ainda no Fashion Rio, incansável/clássico Navy.No desfile da Fábia Berseck também existe forte inflência com os couros mixados com outros tecidos e as roupas que criou em parceria com a Adidas; é 80's na certa!




Ainda que os apaixonados pela época do ´´faça amor,não faça guerra`` defendam e vistam o look total hippie/contemporâneo/cosmopolita/urbano/hype ,(têm muita coisa boa, e o próximo verão promete!), a briga entre o 70's e o 80's promete não acabar tão cedo.




Agora é só aguardar e fazer suas apostas, ou não.
E viva a democracia da Moda!!!

domingo, 13 de julho de 2008

Pool Party+the week+ styling über gay e Marketing agressivo=Rosa Chá

Estava lendo um post do blog do Ricardo Oliveiros-jornalista,colunista da Playboy,fashionista,rs-e me senti inspirado pra falar exclusivamente sobre o desfile da Rosa Chá, lá vai;
Começa o desfile e sai lá do pit um modelo...ele vai até o chuveiro montado no cenário ,liga o chuveira,tira o roupão e...a sunga!
Da primeira a última cadeira dois´´tipos de gente estava dando risada``,ou era a mulherada, ou...as bee.! Algusn fashionistas da 1ª fila estavam,digamos,estáticos,ou...odiando.

Entra e sai modelo e, a cada ´´look`` um modelo mais forte(barbie) que o outro,com direito a participações da ´´simpatissíssima``Raica,Caroline Ribeiro,Isabelli Fontana,e mais uma tão importante quanto.




Foi tudo um grande apelo. A imagem que o stylist Matheus Mazzafera ´´criou`` é megaultraüber rotulada e já muito explorada por diversas marcas,inclusive a Anjo da Guarda,voltada excluisivamente para atender o público gaytheweek.


Dos editoriais que o stylist produz para Vogue ,confesso, que alguns são muito bons e até transmitem uma sensação de ´´original``, mas olha esse apelo todo, de conotação sexual é um reflexo de como alguns gays-ou essas bichinhas poc poc que adoram bater picumã e se jogar nas passarelas- têm uma imagem distorcida do guarda masculino.O que faltou naquele styling foi muito mais que ´´manergy``, mas sobretudo, conhecimento.


Se eles queriam a atenção da mídia,palmas...eles conseguiram!

sábado, 12 de julho de 2008

Em entrevista rápida, Walter Rodrigues diz que a moda deve ser cada vez mais global.

Estava eu garimpando umas roupinhas em uma feira de antiguidades, quando avistei em outra barraca o estilista Walter Rodrigues. Não hesitei; pensei rapidamente em uma pergunta para fazer a ele, estava já com a câmera na mão e segui em frente.

Apresentei-me como estudante de Moda da FMU, e que estava fazendo uma pequena coluna para o site da faculdade e que seria muito interessante se ele pudesse falar para nós estudantes, um pouco sobre sua opinião a respeito da moda brasileira.Confira como foi:

Walter, quais são suas perspectivas em relação à identidade da moda brasileira?

_ ´´A moda, deve ser compreendida como um sistema, universal, global, o principal não é que ela expresse se você nasceu no Brasil ou não, o importante é que você consiga expressar através dela, a sua identidade.
O mais importante é que sua roupa seja reconhecida apenas com um olhar.
Quando você vê um Vionnet, um Galliano ou um Jean Paul Gaultier, você sabe que a criação é deles, aqui no Brasil por exemplo, você tem o Fause Haten que faz uma alfaiataria fantástica e o Reinaldo Lourenço que no seu último desfile apresentou uma coleção super trabalhada.O principal é que você consiga imprimir originalidade nos seus trabalhos.``
texto e foto;Augusto Ribeiro,12 de Abril de 2008

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Art Popular; pode acreditar que não é só uma banda de pagode

A cultura Pop, teve seu auge nos anos 60, uma das décadas mais criativas tanto na moda quanto em tantos outros segmentos como arte,arquitetura,música etc...Uma das personalidades que mais fez propagar a imagem Pop foi Andrew Warhola ou Andy Warhol.


Esse artista,-pintor, cineasta, produtor- tornou-se famoso por usar em suas obras ícones que remetiam à cultura de massa, como as latas de sopa
O mestre Yves Saint Laurent fez um vestido usando uma obra do artista plástico Piet Mondrian; estranha e maravilhosamente Pop,não acham?
campbell ,Marilyn Monroe, Mickey Mouse,etc.
Assim é o espírito da POP ART ,como o próprio nome já diz.O que ela nos propõe é uma reflexão por meio de seu humor característico e sua inerente ironia disciplicente;é o fato de que ela traz sempre um problema ou definindo melhor,uma problematização.Sim, são coisas diferentes.


A problematização vem antes do problema em si;bagunça e critica, deixando sempre a dúvida, tendo não só o dever de fazer com que busquemos o conhecimento como também a obrigação de confundi-lo. A pop arte é quase isso, parece bagunça, mas é bem organizada.


Por trás de suas obras divertidas encontra-se quase sempre uma crítica à sociedade capitalista, massificada, transformando tudo em ´´grandes`` simulacros, isto é, hiper-real,mais que real. Também carrega em sua estrutura, mãe da ´´pós-modernidade`` , a união contrastante entre cultura de massa e cultura erudita; aos olhos leigos a crítica irônica contida nessas essas imagens supercoloridas e de tons flúor podem passar meramente desapercebidas.




Beleza e Guerra neste trabalho de Claes Odenburg




Richard Hamilton,atingiu em sua trajetóeia, status entre os intelectuais dos anos 90





´´Eu gosto de fingir que minha arte não tem nada a ver comigo`` Roy Lichtenstein



Mais:


O movimento fez escola e aqui no Brasil têm um artista plático que faz um trabalho bacanudo com forte influência do moviemnto;seu nome é Sérgio Astral e ele ilustra desde artistas ícones como Carmen Miranda,John Lennon até puffs e Interiores, onde o seu trabalho aparece de forma mais clean.Sua história completa, assim como as fotos de seus trabalhos, podem ser conferidas no seu site pessoal;http://www.sergioastral.com.br/-vale a pena conferir!



Galeria Choque Cultural revisita arte da cultura Pop;

Conhecida entre os ´´descoldos``da capital paulista, a galeria de arte Choque Cultural - veja o blog,muito bom http://www.choquecultural.com.br/- , localizada na rua João Moura, á altura do número 997 apresenta até 16 de agosto uma exposição sobre a cultura Pop dos anos 60 até os dias atuais. ´´Pop revistado, a arte pop dos anos 60 e a cultura pop de hoje``, têm a intenção de mostrar a importância da Pop Art na formação de toda uma nova geração de artistas,dialogando como sempre, com a cultura urbana e underground.

Nos três andares da galeria podemos apreciar obras de grandes artistas que usam do movimento para se expressar; Daniel Melim por exemplo, usa de uma linguagem mais formal e estrutural para compor suas obras, também se utilizando da técnica do silk; John Simpson (from UK) apresenta características bem mais urbanas, onde o desenho em si é a principal expressão; o terceiro, e destaque da exposição,fica por conta de Gerald Laing.

Esse artista de 73 anos é um dos maiores nomes da arte da cultura Pop; suas obras retratam desde figuras pop femininas(Amy Winehouse,Kate Moss,Victoria Beckham)até a guerra do Iraque; suas obras apresentam uma certa indisposição e ironia, usando muitas vezes da metalinguagem para se expressar, deixando em cada obra sua, um pouco da nossa história.




Abaixo,obras de Gerald Laing





Esse aqui é do Magoo;super conhecido, ele usa da técnica auto-motiva para realizar suas obras.



Coca-Cola Azul de Silvana Melo

http://www.galeriachoquecultural.blogspot.com.br

As obras ficarão exposta até o dia 16 de Agosto

Galeria Choque Cultural,R: João Moura,São Paulo SP,Brasil, (11)-3061-4051.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Abracadabra! parece que os feitiços de Hermione deram certo!

Parece que Hermione Granger,bruxinha inteligente da saga Harry Potter,andou colocando o nome da modelo Keira Knightley na boca do sapo.

A modelo têm estrelado as campanhas da Chanel desde 2006 e terá seu contrato expirado no próximo mês, e , adivinhem quem será o novo rosto da Chanel???

Acertou quem disse Emma Waston(eu tenho certeza que ningééém disse,rs).É mesmo muito improvável mas pode acreditar, a bruxinha dos filmes de Harry Potter cresceu e...virou modelo/fashionista/fromUK+elegante.

Há algum tempo a Chanel têm vestido Emma em alguns eventos e estréia de filmes e o que fez com ele fosse escolhida, foi o fato de ser jovem(claaaro) e usar Chanel com muita elegância e delicadeza.



Agora que a bunita! caiu nas graças do kaiser,Karl Lagerfeld, é só esperar e acreditar; ela vai virar it-girl...









Keira Knightley na campanha do perfume Chanel Nº5









Notem a diferença... e o cabelo????SÓ COM MUUITA MAGIA MESMO